domingo, 23 de outubro de 2016

Saiba perceber as oportunidades que são de Deus


VOCÊ TEM SABIDO APROVEITAR AS OPORTUNIDADES CONCEDIDAS POR DEUS?



Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Efésios 5:15-19


Muitas são as oportunidades que recebemos na vida, algumas são legitimas e podemos perceber esta ligitimidade quando as analizamos a luz da Palavra de Deus. Só que de igual modo, recebemos outras tantas oportunidades ilegitimas.

Ha uma grande maioria de pessoas que ignoram as oportunidades legitimas pela influencia das aparências dos gigantes que se apesentam diante delas. Temos que ter em mente que temos um Deus como um Pai bondoso, amoroso e cuidadoso em contraste com o sofrimento humano. Existe muito sofrimento no mundo, mas também existe um Deus presente que interfere na vida das pessoas, que ajuda as pessoas por amá-las.

ENTÃO POR QUE TANTO SOFRIMENTO?

Muitas são as razões pelas quais as pessoas sofrem:

1 - Olhando pelo lado espiritual, sabemos que existe uma malignidade destrutiva em operação no mundo,

2 - Pelo lado carnal vemos a pecaminosidade humana que trata a bondade e amor de Deus com desprezo.

3 - Existe também a lei da causa e do efeito. tudo que se planta, se colhe.

4 - E talvez a mais influente, seja a incompatibilidade da nossa natureza divina com um habitat impróprio e inadequado para se viver.

Mas hoje quero analizar o sofrimento que nos atinge por não aproveitarmos as oportunidades legitimas.



Partindo do principio de que Deus não faz acepção de pessoas, ama a todos igualmente, é justo e não oferece motivoas para que ninguém lançe acusações contra ele, podemos afirmar que TODOS POSSUEM BOAS OPORTUNIDADES NA VIDA.


Mateus 5.45 “Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”.

Então posso também afirmar que nem todos “… aproveitam ao máximo cada oportunidade…”, e isso é uma das causas que tem feito muitas pessoas boas sofrerem.



Oportunidade e de ter e dar a felicidade:

EVANGELIZAR (Colossenses 4:5) “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades”.

Agindo em conformidade com o texto, podemos experimentar a felicidade que existe em conduzir alguém a Cristo.


FAZER BONS NEGÓCIOS – (Jeremias 8:20)“Passou a época da colheita, acabou o verão, e não estamos salvos”.


REALIZAÇÃO SENTIMENTAL (Provérbios 18:22)“Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor”.



TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA APROVEITARMOS AS BOAS OPORTUNIDADES


O contexto da carta aos Efésios nos mostra a vida de uma pessoa preparada para aproveitar todas as boas oportunidades:

Capítulo 1. A possibilidade de um viver debaixo das bênçãos espirituais preparadas por Jesus Cristo para todos aqueles que nele crêem;

Capítulo 2. A Salvação e um novo estilo de vida decorrente dela;

Capítulo 3. Um comprometimento com o serviço do Reino de Deus na terra;

Capítulo 4. Fazer parte da igreja de Cristo;

Capítulo 5. Uma vida testemunhal na família e na comunidade;

Capítulo 6. Uma postura de guerreiro diante da batalha espiritual.

Aqui em Efésios 5:17-21 enxontramos duas atitudes para estarmos preparados e aproveitarmos ao máximo as oportunidades:

17 - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

19 - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

20 - Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

21 - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.


Não podemos nos embriagar, nos seduzirmos pelo mundo, ou seja, as oportunidades iligitimas nos levam a não fazermos a vontade de Deus e isso nos tornam inimigos de Deus.


(Tiago 4:4) “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

E as coisas íntimas de Deus (Sua Vontade) só são reveladas aos seus amigos.

(João 15:15) “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”.


Deus tem nos dado muitas oportunidades, nos resta saber se temos aproveitado ao máximo as oportunidades certas.

Nenhum comentário: